A literatura e o ensino de línguas não-maternas

Posted on abril 30, 2008. Filed under: Análise do Discurso; Metodologia, Ensino de línguas estrangeiras, Lingüística aplicada, Literatura |

PEDROSO, Sergio Flores. A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia. DELTA, 2006, vol.22, no.1, p.1-28. ISSN 0102-4450.

Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

Keywords : Lingüística aplicada; Análise do discurso; Ensino de línguas estrangeiras; Literatura.

· abstract in english · text in portuguese · pdf in portuguese

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: