Bibliometria e arqueologia do saber de Michel Foucault

Posted on abril 30, 2008. Filed under: Análise do Discurso; Metodologia, Arqueologia do saber, Bibliometria, Citações, Epistemologia., Michel Foucault, Pragmática; Intertextualidade; Polifonia; Ciência da informação |

ALVARENGA, Lídia. Bibliometria e arqueologia do saber de Michel Foucault: traços de identidade teórico-metodológica . Ci. Inf., Sept. 1998, vol.27, no.3, p.00-00. ISSN 0100-1965.
O artigo tem por objetivo levantar e discutir as relações entre a arqueologia do saber de Michel Foucault e a bibliometria. Propõe categorias de análise comuns entre ambas as áreas. Reflete sobre temas de interesse comum entre as duas disciplinas, tais como intertextualidade, citações, pragmática, categorização dos discursos. Apresenta possibilidades de superação de limites teórico-epistemológicos da bibliometria, tais como o problema da dificuldade de se aferir a “cientificidade” dos discursos selecionados para os estudos bibliométricos, assim como a incorporação de categorias que permitam superar as tendências de reificação identificadas nas pesquisas da ciência da informação.

Keywords : Bibliometria; Arqueologia do saber; Citações; Análise do discurso; Pragmática; Intertextualidade; Polifonia; Ciência da informação; Michel Foucault; Epistemologia.

· abstract in english · text in portuguese · pdf in portuguese

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: