Sobre Análise do Relato Verbal

Posted on abril 30, 2008. Filed under: Análise de Conteúdo, Análise do discurso, Métodos de ensino, Metodologia, Relatos verbais, Vygotsky |

TUNES, Elizabeth and SIMAO, Lívia Mathias. Sobre Análise do Relato Verbal. Psicol. USP, 1998, vol.9, no.1, p.303-324. ISSN 0103-6564.

Neste artigo caracterizamos descritivamente aspectos básicos de um trabalho coordenado pela Professora Carolina Bori, junto ao Ciclo Básico da Universidade Federal de São Carlos, em 1977, trabalho este que desencadeou duas vertentes de pesquisa no Brasil: uma no âmbito do ensino de Química e a outra no âmbito da pesquisa com relatos verbais em Psicologia. Descrevemos, em seguida, as principais características de cada uma dessas vertentes, em termos das questões que as originaram e dos primeiros trabalhos que daí resultaram. Finalmente, contextualizamos a contribuição da abordagem ao relato verbal assim construída para a pesquisa em psicologia, especialmente à luz de colocações de Vygotsky sobre o papel dos relatos verbais na pesquisa experimental.

Keywords : Relatos verbais; Métodos de ensino; Análise do discurso; Análise de conteúdo; Vygotsky, Lev Semenovich, 1896-1934.

· abstract in english · text in portuguese

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: