Levantamentos bibliográficos online – como fazer

Posted on junho 21, 2009. Filed under: Uncategorized |

Uma das maiores vantagens da internet para um pesquisador é a de possibilitar uma variedade impressionante de recuperação de informação, mas essa vantagem pode muitas vezes trazer o risco de não permitir uma distinção entre a “boa” e a “má informação”, o que pode comprometer de forma bastante séria o desenvolvimento de qualquer trabalho.

Aqui no blogue tentamos contornar o problema da dispersão e o aproveitamento da “fartura” de referências levantando autores em repositórios especializados (como o banco de currículos Lattes, onde se encontram o nome dos pesquisadores contemporâneos por áreas de conhecimento e produtividades, e bancos de teses (gerais e especializadas) mantidos por pesquisadores, universidades e bibliotecas digitais mantidas por instituições reconhecidas). Em seguida, podem-se levantar fontes mais editoriais em bibliotecas como a do Google e sites para downloads de e-books, já fazendo uma idéia do tipo de autores e assuntos afinados com os nossos interesses.

Nos próximos posts farei a apresentação de alguns sites e serviços que venho experimentando. Fiquem livres para usar aqueles que parecerem mais amigáveis😉

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: