Explorando o sistema de currículos Lattes

Posted on junho 28, 2009. Filed under: Uncategorized | Tags:, |

Uma das formas interessantes de travar contato com o chamado “estado da arte” na pesquisa é acompanhar a atualização de currículos no sistema Lattes. Ali, é possível descobrir pesquisadores e grupos envolvidos com linhas de pesquisa específicas, muitas vezes obtendo links para trabalhos científicos completos, ou ao fornecendo referências que permitam recuperá-los em outras fontes bibliográficas.

Como exemplo, verifique os seguintes currículos:

Miracy Barbosa de Sousa Gustin – Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1962) e Licenciatura Plena em Direito Usual e Legislação pela Fundação Educação Para o Trabalho de Minas Gerais (1975). Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e Doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais(aposentada). É sócia da Soc. Brasileira para o Progresso Ciência -SBPC, Conselheira do Conselho do Parque Tecnológico de Belo Horizonte e do Conselho de Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais.É Conselheira Pedagógica do Instituto de Governança Social de Minas Gerais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Direito Urbanístico, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, metodologia da pesquisa e do ensino jurídico, democracia e mediação, regularização fundiária. Consultora Ad-Hoc do CNPq. (Texto informado pelo autor)

Lucas Abreu Barroso. Lucas Abreu Barroso concluiu o Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005 e o Mestrado em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás em 1999. Atualmente é Professor da Universidade de Itaúna, nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Publicou 40 artigos em periódicos especializados e 6 trabalhos em anais de eventos. Possui 22 capítulos de livros e 12 livros publicados, além de outras 25 produções bibliográficas. Possui, ainda, 255 itens de produção técnica. Participou de 6 eventos no exterior e 25 no Brasil. Orientou 34 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Direito e ciências afins. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Direito. Em suas atividades profissionais interagiu com 19 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: direito civil, direito agrário, direito ambiental, direito do consumidor, teoria geral do direito e metodologia jurídica. (Página web: www.lucasabreubarroso.blogspot.com)
(Texto informado pelo autor)

Marcelo Campos Galuppo – Marcelo Campos Galuppo possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, Professor da UNA (Belo Horizonte), coordenador de Programa de Pós-graduação em Direito da PUC Minas, membro da Internationale Vereinigung Für Rechts Und Sozialphilosophie, colaborador do Instituto de Hermenêutica Jurídica, presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito, Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e de Pós-graduação em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito – filosofia, ensino jurídico, pós-positivismo, direito e literatura e teorias da justiça. Orientou 15 dissertações de mestrado na área de Teoria do Direito e Filosofia do Direito, publicou 14 artigos em periódicos, 3 livros, 9 capítulos em livros e oraganizou um livro. Apresentou trabalho em 5 eventos no exterior. (Texto informado pelo autor)

Make a Comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

%d blogueiros gostam disto: